Zé Marcelo e Nelsom Simões da PMB em entrevista na TV Costa Norte explicando o processo de abairramento e convidando a população para participar das audiências públicas. |
Já rolaram duas de três audiências públicas programadas para que Bertioga faça finalmente a lição de casa do abairramento (depois de 20 anos) e a galera possa receber correspondencia em casa.
Já aconteceram duas: uma no centro e outra no Indaiá (última quarta)
A 3ª e última audiência será dia 28 de agosto, também às 19h, no Espaço Cidadão-Boracéia, localizado na rua José Costa, 138.
Sobre a do centro posto a matéria da minha colega de SCN, nossa nova loira, a jornalista Maria Paula. Sobre a audiência do Indaiá vcs vão conferir reportagem completa na ediçãod este final de semana do Jornal Costa Norte.
Vila passará ser chamada de Bairro Centro
Maria Paula - Jornal Costa Norte
Definitivamente, o município de Bertioga, emancipado há 21 anos e composto por muitos loteamentos, vilas, chácaras, entre outros nomes, terá os seus bairros legalizados pela prefeitura, autora da proposta de abairramento. A 1ª audiência pública para definir quais as áreas e respectivos nomes das localidades, aconteceu nesta terça-feira (14), no Espaço Cidadão-Centro.
O encontro contou com a presença de um pequeno grupo da população civil e de representantes municipais. A proposta só será concluída após a 3ª e última audiência.
Iniciativa
A iniciativa da proposta de abairramento surgiu quando o MP (Ministério Público), por meio de denúncia que correspondências estavam sendo jogadas na vala, intimou os Correios, que por sua vez alegou que as ruas da cidade não tinham CEP. Por conta desse processo movido pelo MP, a prefeitura se comprometeu em providenciar o emplacamento das ruas e, conseqüentemente, o abairramento se fez necessário.
Avaliação
“Foi muito positiva a audiência, porque as sugestões apresentadas foram extremamente importantes para a proposta”, avaliou o secretário da Habitação e Planejamento, José Marcelo Marques, mediador da reunião.
Mudanças
Nesta primeira fase ficou definido que a parte central, mais conhecida como Vila será chamada de bairro Centro. A área que compreenderá o bairro Centro atinge hoje o Jardim Veleiro até a rua Manoel Gajo.
Durante a audiência, o público pode assistir em um telão a apresentação da proposta, toda mapeada desde o Centro até Boracéia.
Albatroz maior
O bairro Albatroz também passou a ser um pouco maior, por conta da divisa. Isto porque um trecho de Vicente de Carvalho, especificamente na parte de baixo da pista da rodovia Rio-Santos, passará a fazer parte do bairro Centro. O restante da área continua com os mesmos nomes, com exceção de Chácaras Vista Lista, que passará a ser somente bairro Chácaras, na parte superior da Rio-Santos.
O loteamento Morada da Praia também sofre alteração e passará a ser bairro Morada da Praia.
Para a Câmara
De acordo com o secretário, fará parte da legislação do abairramento, a obrigatoriedade das caixas de correio para correspondência. Com a conclusão das audiências públicas, a prefeitura deverá finalizar a proposta com as novas alterações e encaminhá-la à Câmara Municipal para aprovação. “Eu acredito que o projeto de lei seja votado até o final deste ano”, disse confiante o secretário.
Só depois dessa etapa é que os Correios poderão gerar mais CEPs para Bertioga. Atualmente, há um único CEP para todo o município.
Nelsom, Zé e nosso diretor Roberto Zaidan naquele cafézinho dos bastidores onde rolam os melhores papos, já que nem tudo pode ser dito ao vivo... rs |
Nenhum comentário:
Postar um comentário