quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Como comprar carne e peixe?

Morales, Erick Petiot e Camila Martinez
A nutricionista Camila Martinez iniciou uma série de programas sobre “como comprar os alimentos?” durante o Praia Sustentável Saúde (toda quarta).

Começamos pela carne vermelha, ela deve estar bem vermelhinha e limpa.

Aliás, a limpeza do açougue é das coisas que você deve observar.

A dica mais rica é você “trocar uma idéia com simpatia” com o seu açougueiro.

Ele vai limpar a sua carne e até te indicar um corte mais adequada.
A melhor carne é sempre a mais fresca.

A carne em casa também inspira cuidados. Refrigerar por até uma semana ou congelar imediatamente são as dicas da Camila.

Quanto a carne de porco, tem que estar rosadinha e ser muito cozida. Muuuuuuuuito.

Passei até a minha receita de bisteca com cebola no shoio na panela de pressão... rs

Os peixes tem que ter os olhos vivos, se tiver aquela capa cinza no olho, tipo uma catarata, fuja. Não compre. Guelra vermelhinha e coloque o dedo, se estiver sebento ou a carne afundar e não voltar, não compre!

No caso do peixe valem as mesmas dicas da carne: higiene e amizade.

Seja camarada do seu peixeiro. Escolha um bom e vire freguês!

Ele vai te indicar sempre os melhores peixes (mais frescos)

Semana que vem vamos falar de legumes e frutas.

Se quiser mais informações pode escrever pra camila 
martinutri@hotmail.com

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Se eu ganhasse na loteria comeria camarão todo dia!

Joaozinho, Presidente da Z23 no Café da Manhã da TV Costa Norte


Esta rolando a Festa do Camarão na Moranga aqui em Bertioga, na tenda de eventos montada ao lado do Forte São João e do parque dos Tupiniquins, que além da beleza do seu paisagismo ainda conta com uma exposição de arte e artesanato.

O visual é o Canal de Bertioga com seus barquinhos e ótimas sorveterias.


Voltando ao Camarão, cada morango tem um quilo deles e mais oito camarões rosa gigantes espetados. Diversão para toda a família.... rs

Tem peixe frito, caranguejo, ostra, e pastel para os abobados que não comem peixe.

Com o lucro da festa, a Z23 mantém a Colônia durante o resto do ano. Parte da renda deste ano será investido na reforma da rampa municipal (Praça do Por do Sol) para que os pescadores não precisem mais se deslocar até o Guarujá para realizar reparos nos barcos.

Gera emprego de marceneiro, mecânico, serralheiro, pintura...

Voltando ao Camarão, A Moranga Especial custa R$ 85 na sexta e R$ 110 aos sábados e domingos.

Se você lê este post fora de Bertioga ganhou uma ótima desculpa para trazer a família para passar o dia em Bertioga. A festa vai até 9 de Setembro.

Se você lê daqui de Bertioga (o preço da sexta é em nossa homenagem... rs)

 

 
 Se eu ganhasse na loteria comeria camarão todo dia!

João do Espírito Santo, presidente da Colõnia de Pescadores Z23 na Rádio Praia FM. Abraços pra todo mundo da Colônia e para todos os pescadores de Bertioga (que nunca contam mentira ou aumentam o tamanho de peixe)

Vacinar é de graça e sem hora marcada

Lúcia e Helen da Secretaria de Saúde
INFELIZMENTE muitas mães e pais ainda negligenciam as vacinas.

É importante reforçar que para vacinar não existem filas ou agendamentos.

Não é preciso passar o dia no Posto de Saúde no pediatra e moscar esperando alguns médicos folgados que não tem relógio.

Então, não tem desculpa, é de graça, não tem fila.

Mesmo vc que perdeu a atualização do último sábado, as vacinas (TODAS) continuam a disposição nos postos.

Vacina a galera que eles não vão ficar doentes.

Vacinar os filhos, cuidar da saúde deles, é a maior prioridade da sua vida.

O resto, é segundo plano!

Audiência Pública em Boracéia dia 28 de Agosto

Zé Marcelo e Nelsom Simões da PMB em entrevista
na TV Costa Norte explicando o processo de abairramento e
convidando a população  para participar das audiências públicas.
Povo da Praia...

Já rolaram duas de três audiências públicas programadas para que Bertioga faça finalmente a lição de casa do abairramento (depois de 20 anos) e a galera possa receber correspondencia em casa.

Já aconteceram duas: uma no centro e outra no Indaiá (última quarta)

A 3ª e última audiência será dia 28 de agosto, também às 19h, no Espaço Cidadão-Boracéia, localizado na rua José Costa, 138.

Sobre a do centro posto a matéria da minha colega de SCN, nossa nova loira, a jornalista Maria Paula. Sobre a audiência do Indaiá vcs vão conferir reportagem completa na ediçãod este final de semana do Jornal Costa Norte.

Vila passará ser chamada de Bairro Centro

Maria Paula - Jornal Costa Norte

Definitivamente, o município de Bertioga, emancipado há 21 anos e composto por muitos loteamentos, vilas, chácaras, entre outros nomes, terá os seus bairros legalizados pela prefeitura, autora da proposta de abairramento. A 1ª audiência pública para definir quais as áreas e respectivos nomes das localidades, aconteceu nesta terça-feira (14), no Espaço Cidadão-Centro.

O encontro contou com a presença de um pequeno grupo da população civil e de representantes municipais. A proposta só será concluída após a 3ª e última audiência.

Iniciativa
A iniciativa da proposta de abairramento surgiu quando o MP (Ministério Público), por meio de denúncia que correspondências estavam sendo jogadas na vala, intimou os Correios, que por sua vez alegou que as ruas da cidade não tinham CEP. Por conta desse processo movido pelo MP, a prefeitura se comprometeu em providenciar o emplacamento das ruas e, conseqüentemente, o abairramento se fez necessário.

Avaliação
“Foi muito positiva a audiência, porque as sugestões apresentadas foram extremamente importantes para a proposta”, avaliou o secretário da Habitação e Planejamento, José Marcelo Marques, mediador da reunião.

Mudanças
Nesta primeira fase ficou definido que a parte central, mais conhecida como Vila será chamada de bairro Centro. A área que compreenderá o bairro Centro atinge hoje o Jardim Veleiro até a rua Manoel Gajo.
Durante a audiência, o público pode assistir em um telão a apresentação da proposta, toda mapeada desde o Centro até Boracéia.

Albatroz maior
O bairro Albatroz também passou a ser um pouco maior, por conta da divisa. Isto porque um trecho de Vicente de Carvalho, especificamente na parte de baixo da pista da rodovia Rio-Santos, passará a fazer parte do bairro Centro. O restante da área continua com os mesmos nomes, com exceção de Chácaras Vista Lista, que passará a ser somente bairro Chácaras, na parte superior da Rio-Santos.
O loteamento Morada da Praia também sofre alteração e passará a ser bairro Morada da Praia.

Para a Câmara
De acordo com o secretário, fará parte da legislação do abairramento, a obrigatoriedade das caixas de correio para correspondência. Com a conclusão das audiências públicas, a prefeitura deverá finalizar a proposta com as novas alterações e encaminhá-la à Câmara Municipal para aprovação. “Eu acredito que o projeto de lei seja votado até o final deste ano”, disse confiante o secretário.

Só depois dessa etapa é que os Correios poderão gerar mais CEPs para Bertioga. Atualmente, há um único CEP para todo o município.

Nelsom, Zé e nosso diretor Roberto Zaidan naquele cafézinho dos bastidores onde rolam os melhores papos, já que nem tudo pode ser dito ao vivo... rs

A “melhor idade” é quando a gente é jovem... rs


Esta foi a conclusão do  Dr. Walter Santana presidente do Conselho Municipal dos idosos, Ermínio Aguiar (Boracéia Viva) e do  João do Espírito Santo (Coloônia de Pescadores Z23), todos idosos.

Depois deste toco ao vivo... rs... eu nunca mais uso esta expressão! kkkkkkk


"A turma fala de melhor idade... melhor idade é quando a gente é jovem, corpão saudável... a gente fica velho e fica andando com um monte de remédio...rs"

Brincadeiras a parte o programa foi incrível destacando as lutas e os desrespeitos aos mais experientes.

A atuação do conselho municipal do idoso e a importância do engajamento de quem passou dos sessenta e ainda tem muita lenha pra queimar, e no entanto, fica em casa esperando o dia acabar.


Voltando ao assunto da convivência com os mais experientes, até lembrei da novela O Caminho das Índias, onde os anciãos da casa tinham seus pés beijados pelos mais novos e eram os primeiros a se servir nas refeições.

Exageros culturais à parte, é uma grande lição e um grande exemplo.

Idoso não precisa de dó ou caridade.

Precisa ter suas opiniões respeitadas, ter a sua liberdade e não ser tratado como um móvel antigo.

A casca pode ser antiga, mas o pensamento e a vivacidade de idéias só aumentam ao longo da vida.

Do ponto de vista da cidadania, demos mais um bambu na falta dos equipamentos públicos necessários para fazer valer o estatuto do idoso.

Velho é a mãe!

rs

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O destemido quero-quero

O biólogo e educado ambiental Marcelo Bokerman com um
exemplar taxidermizado de quero-quero
Na última terça (31) o biologo e educador ambiental Marcelo Bokerman falou sobre os destemidos quero-queros, aves que defendem o ninho e a prole independente do tamanho do “predador”.
Para se ter uma idéia um dos nomes populares do bicho é “espanta boiada” ou seja, nem de boi os caras tem medo.


O quero-quero também conhecido por tetéu, teu-teu, ero-ero, terem-terém.
foto wikimedia:Vanellus chilensis BR 1.jpg

Seu nome é uma onomatopeia de seu canto.


É ave-símbolo do Rio Grande do Sul.

Em média, mede 37 centímetros, pesa 277 gramas. Possui um esporão pontudo, ósseo, com 1 centímetro de comprimento no encontro das asas, uma faixa preta desde o pescoço ao peito e ainda umas penas longas (penacho) na região posterior da cabeça, tem um desenho chamativo de preto, branco e cinzento na plumagem. A íris e as pernas são avermelhadas. O esporão é exibido a rivais ou inimigos com um alçar de asa ou durante o voo. Macho e fêmea são semelhantes.

O quero-quero se alimenta de invertebrados aquáticos e peixinhos que encontra na lama. Para capturá-los, ele agita a lama com as patas para provocar a fuga de suas presas. Também se alimenta de artrópodes e moluscos terrestres.

Na primavera, a fêmea põe normalmente de três a quatro ovos. Nidificam em uma cavidade esgravatada no solo; os ovos têm formato de pião ou pêra, forma adequada para rolarem ao redor de seu próprio eixo e não lateralmente, sendo manchados, confundindo-se perfeitamente com o solo. Quando os adultos são espantados do ninho fingem-se de feridos a fim de desviar dali o inimigo; o macho, torna-se agressivo até mesmo a um homem. Os filhotes são nidífugos: capazes de abandonar o ninho quase que imediatamente após o descascamento do ovo.

Costuma viver em banhados e pastagens; é visto em estradas, campos de futebol e próximo a fazendas, frequentemente longe d'água. O quero-quero é sempre o primeiro a dar o alarme quando algum intruso invade seus domí¬nios. É uma ave briguenta que provoca rixa com qualquer outra espécie habitante da mesma campina. As capivaras tiram bom proveito da convivência com o quero-quero, pois, conforme a entonação, o grito dessa ave pode significar perigo. Então os grandes roedores procuram refúgio na água.

Essa característica faz do quero-quero um excelente cão de guarda, sendo utilizado por algumas empresas que possuem seu parque fabril populado por estas aves.


a direita do quero-quero a Batuira
que vai do Alasca a Bertioga praticamente sem escalas
Outro parente do quero-quero é a batuíra, ave que observamos na areia molhada da praia, indo e voltando com as ondas no raso, caçando moluscos e outros invertebrados que derem mole... rs

Uma aspecto interessante da Batuira destacado pelo Marcelo é a capacidade de migração. Ela voa de Bertioga ao Alasca.

Por fim, esta ave é uma grande metáfora para nós humanos, que deveríamos, assim como eles, defender nossa prole e família, acima da nossa própria segurança.



O canto da sereia habitacional (eleitoral)

Na última quarta (1) recebi no Praia FM em Debate o secretário de Habitação e Planejamento de Bertioga, José Marcelo Marques, e falamos sobre a situação habitacional de Bertioga.

O Zé, colocou com propriedade que as pessoas não devem acreditar em promessas eleitoreiras, pois as eleições passam e os problemas ficam.

Tem um alerta que eu faço na Praia FM sempre que a pauta ou o entrevistado fala sobre habitação em Bertioga: cuidado com o canto da sereia eleitoral.

Desde a emancipação, Bertioga chegou a crescer sua população à uma média de 16% ao ano. Hoje o número supera 4%, o que nos deixa entre os maiores do Brasil.

Acontece que na maioria das cidades, a atração de população tem um viés econômico. A promessa do Eldorado do emprego.

Em Bertioga é diferente, a atração é política. Como funciona:

Os “loteadores” de terras públicas ou dos “outros” vendem a preços acessíveis os terreninhos, as pessoas pagam com todas as economias e o voto delas, porque prometem a regularização da área, escritura, título de posse, uso capião, etc. etc.

Prometem mas não entregam. E aí, vinte anos depois temos mais de 30 núcleos habitacionais “irregulares” e 18 favelas.

E qual tem sido a tendência: aumentar já que as invasões não pararam, vide Boracéia.

Crescimento populacional da Bertioga (compare com os madatos exercídos na cidade):

1970 – 2572 mil
1991 – 11 mil
1996 – 16 mil
2000 – 30 mil
2007 – 39 mil
2011 – 50 mil


É importante frisar que o acréscimo populacional é na maioria de gente pobre. Que caem no canto da sereia dos políticos loteadores e depois, nunca mais conseguem dormir, pois convivem com ações de despejo.

Quando técnicos da habitação, assistentes sociais, Defesa Civil, Meio Ambiente, etc. abordam estas populações sempre se deparam com uma folha de sulfite velha, sem nenhum carimbo, atestando a pseudo posse ou propriedade das casas.

Para terminar este artigo vou transcrever um telefonema de um ouvinte da Chácara Vista Linda durante a entrevista com o Zé:

“Eu (ouvinte) estou construindo, e só tenho esse tipo de contrato com papel de pão (papel sem carimbo). Não tem escritura e quer saber o que fazer neste sentido?”

Como responder a esta questão?

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

40 mulheres agredidas por mês em Bertioga

Revelou a guerreira Lúcia Campos, Presidente do Conselho Municipal da defesa dos Direitos da Mulheres em Bertioga em entrevista a TV Costa Norte e Rádio Praia FM na última quinta (6).

No último sábado foi realizado um pedágio para comemorar os 6 anos de Lei Maria da Penha que deu rapidez e autoridade para a polícia, Ministério Público e Justiça que agora podem agir imediatamente.

Inclusive o Juiz pode ordenar imediatamente que o agressor pague pensão alimentícia no mês da agressão. Antes os processos enrolavam 1, 2 anos. A dependência financeira do marido (comida e teto para os filhos) está entre as principais causas da tolerância da mulher para com o companheiro agressor.

Esta e outras ferramentas são chamadas de medidas protetivas.

Porém, nem tudo é comemoração, afinal, a lei está longe da aplicabilidade em Bertioga e na maior parte do Brasil.

Aqui, não tem Delegacia da Mulher, casa abrigo (vais sair de casa e ir pra onde) entre outros equipamentos que auxiliam no cumprimento da lei.

Há 3 anos, manchetei no JB: Mulheres de Bertioga também apanham.

Quando aguardava uma entrevista com a delegada plantonista da cidade, Dra. Maria Aparecida, que cuida até hoje da maioria dos casos femininos da cidade apesar de ser plantonista, haviam dois presos algemados e bem sujos, policiais civis armados até os dentes, umas três pessoas na fila aguardando pra fazer B.O., e aí, olho no canto e tem uma mulher, uns trinta com semblante de 40, com dois filhos no colo, no meio daquilo tudo porque apanhava do marido e resolveu tomar coragem de denunciar. Além do pesadelo ainda testemunhar aquela barra pesada com os filhos.

A Lúcia contou umas coisas terríveis que estão acontecendo: marido trancando mulher em casa, que rasga roupas, ciumento, que xinga, humilha... isto também é considerado agressão segundo a Lei Maria da Penha.

A delegada me explicou que antigamente era pior, a mulher falava pro policial ou escrivão e ele respondia:

----- Meu marido me bateu.
----- O que você fez pra ele te bater?

Pô, 40 mulheres agredidas por mês.

10 por semana.

O que tá acontecendo macharada? Ninguém é propriedade de ninguém.

Não vamos ser tolerantes com este tipo de situação.

Ligue 180 e denuncie. A denúncia é anônima.

Bom, quanto a mulher que apanhava do marido, ela me deu entrevista e eu não consegui dormir.
No dia seguinte fui atrás dela, num barraquinho de alvenaria em uma comunidade muito simples daqui.


Espero que ela esteja muito feliz com seu filho e que tenha ficado livre para sempre do covarde, afinal, ninguém nasceu grudado com ninguém.

Lúcia e guerreiras do Conselho da Mulher: PARABÉNS!





Alguém tem que falar pra sociedade do que esta acontecendo.

Bertioga abre inscrições para cursos do 'Via Rápida Emprego'


Além de estudar a galera recebe uma graninha, lanchinho,
 condução e depois a intermediação da mão de obra, ou seja,
um emprego. Mais que isso só laranja descascada!

No ano passado fui cobrir pela TV Costa Norte a formatura da primeira turma de camareiras do “Via Rápida Emprego” que aconteceu na UniSantos com a presença de estudantes de toda a Baixada e fiquei animado com a empolgação dos formandos.

Empolgação justificada já que, segundo o diretor do trabalho de Bertioga Edison Pereira da Costa, que participou do Praia FM em debate da última terça, 80% destas pessoas estão empregadas no setor hoteleiro da cidade.

Além da empregabilidade, outro ponto do projeto que faz a diferença é a bolsa auxilio que os participantes receberão durante a realização do curso R$ 120,00 mensais, referente ao auxílio transporte e outros R$ 210,00 por mês, oriundos de bolsa auxílio, além de lanche.

Serão disponibilizadas 30 vagas para o curso de Camareira, com carga horária de 210 horas/aula, e outras 30 oportunidades para Recepção e Atendimento, com grade de 60 horas/ aula.

Os interessados precisam estar desempregados e ter idade superior a 16 anos.

Os cursos serão ministrados no Espaço Cidadão – Centro e terão a coordenação do Instituto Paula Souza, com data de início ainda a ser confirmada. Para se inscrever, o interessado deve se dirigir ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), com RG e CPF.

O local fica na Avenida Anchieta, 392 e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. É possível também se inscrever pelo site do programa estadual e no Espaço Cidadão Boracéia.
Outras informações pelo telefone 3319-9700.

Jornalista Sérgio Magri, Cristina Gonçalves e Edison Pereira da Costa, diretor do trabalho

Instituto Polis e a turma dos 100

Professor Ivan, Ubirajara Gonçalves, Ermínio Aguiar e Morales
Na última edição do Praia Sustentável Comunidade (quinta 2) fizemos um balanço do seminário realizado pelo Instituto Polis que fez um diagnóstico da nossa Bertioga além de repercutir as principais matérias do Jornal ECO Boracéia Viva, informativo das ações de uma das OSCIPS mais atuantes da nossa cidade.

No estúdio Ermínio Araújo Aguiar, Ubirajara Gonçalves e o Professor Ivan (Violão e cavaquinho) a quem eu tive o prazer de conhecer e conversar pela primeira vez.

Quanto ao diagnóstico (patrocinado pela PETROBRÁS) nenhuma novidade, aliás, pra chegar a conclusão que chegaram não precisava ter gastado tempo, dinheiro e tutano.

A maioria casa de veraneio, problema de transporte, educação, habitações irregulares, etc. etc. Tudo que já estamos carecas de saber.
 
Isto aconteceu por causa da turma dos 100 (expressão cunhada no programa pelo Ermínio... rs).

100 terra, 100 teto, 100 luz, 100 emprego, 100 casa, 100 ônibus, e principalmente os 100 educação, turma que infelizmente cresce em Bertioga.

O samba de uma nota só dos 100, em tudo que é audiência em Bertioga, acaba excluindo os outros setores da comunidade (setor produtivo e cientistas por exemplo) e a coisa sempre se transforma em pedir, pedir, pedir.

O estudo do Polis é importante? É! Tem a finalidade de medir os impactos do acréscimo populacional que chega junto com o pré-sal, devemos triplicar, quadruplicar a população da Baixada nos próximos 20, 30 anos.

Escultura do meu amigo e artesão Ditmar Shimidt
 O que precisamos é de investimentos e ações concretas de infra para o povo que já está por aqui e para os que estão para chegar.

E quanto aos 100, quem acompanha o meu trabalho sabe da minha dedicação a todos os movimentos sociais, mas, não é tudo que é reunião que da pra ficar batendo bumbo.

Atrapalha!


Professor Ivan informou que as matrículas para os cursos de violão, cavaquinho e da banda marcial estão abertas na sede da ONG que fica na Rodovia Rio Santos KM 192 nº 207 – tel 33121941 www.boraceiaviva.blogspot.com

Diagnóstico da juventude bertioguense

Galera do CONJUVE: Daniel Liberato, Diogo Ranali, Cleide Maria, Foguinho, André Luiz e a radialista Cristina Gonçalves
O conselho municipal da Juventude de Bertioga, o ConJuve, vai realizar em parceria com o SESC Bertioga um diagnóstico da juventude bertioguense.

O pontapé inicial será feito no próximo dia 10 de Agosto, às 14 horas no SESC.

Recebi no Café da Manhã da TV Costa Norte e no Praia FM em Debate conselheiros e componentes do CONJUVE e fiquei feliz com o engajamento e propriedade com que a galera falou dos assuntos.

Achar que todo jovem é funkeiro, vagabundo, craquento, preguiçoso, indolente e de que jovem de hoje não quer saber de nada é ignorância de quem ficou velho (de alma).

A juventude de hoje sabe sim o que quer e onde quer chegar.

No rádio, abrimos com a música do Charlie Brown “Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério... o jovem no Brasil nunca é levado a sério”.

Participaram dos programas o presidente do CONJUVE Diogo Ranali e os conselheiros André Luiz, Daniel Liberato, Cleide Maria e Roberto Bezerra da Silva (foguinho).

Perguntei para o foguinho sobre a estada em Brasília no congresso dos conjuves de todo o Brasil e ele mandou na lata: “as questões e demandas são praticamente as mesmas em todo o país: saúde e oportunidade de educação e perspectivas profissionais, especialmente para os jovens das periferias”.

Outra ação que começara a ser tocada pelo CONJUVE será uma mobilização contra a gravidez na adolescência, um problema clássico de Bertioga.

A dependência química também será alvo das ações futuras do CONJUVE.

Voltando ao diagnóstico, ele será de extrema utilidade para o balizamento das políticas públicas voltadas para a juventude.

Se você é jovem (15-29 anos) participe. Dê a sua contribuição e não dê bola para os críticos.

Quem critica a juventude de hoje, muito provavelmente, não fez nada de útil pela comunidade quando era jovem.

É puro peso na consciência.

Como cantava Eliz e Belchior: “...Mas é você que ama o passado e que não vê... Que o novo sempre vem"

Se tivermos um novo prefeito(a) as obras serão concluidas?

Morales e o Secretário de Obras de Bertioga Roberto Tadeu Julião
Na última quarta (1) tive a felicidade de mais uma vez de entrevistar o secretário de Obras e Serviços Urbanos de Bertioga Roberto Tadeu Julião (que sou fã) para falar do andamento das obras em realização em Bertioga, especialmente, do canal de drenagem da Av. Anchieta e da inédita parceria entre os comerciantes da Marginal da Vista Linda (Citymar) que forneceram o material (bloquetes, guias, etc...) em contrapartida das máquinas e mão de obra cedida pela prefeitura.

A parceria pode ser um divisor de águas para comerciantes e moradores cansados de esperar pelo calçamento das vias.

Comandante Ribas Zaidan sempre
 apimentando o programa
Com razão você pode estar pensando: pô, não é obrigação da Prefeitura de pavimentar as ruas já que ela cobra impostos? É. Porém, com uma cidade praticamente inteira por fazer, este tipo de iniciativa adianta prazos e reduz custos, já que tudo que as prefeituras compram (em todo o Brasil), não sei porque... RS... custa muitas vezes o preço normal de mercado.
 Parabéns aos empresários pela mobilização (que é antiga) e pelo sucesso, que deverá aumentar a medida que o bloquetamento for concluído, já que o próprio Julião disse que muitos não acreditaram que ia funcionar e por isso não participaram.


foto: Marcos Pertinhez PMB

É verdade, as pessoas estão de saco cheio de promessas e discursos bonitos.

A prefeitura está desacreditada. Sem crédito moral.

Mas aos pouquinhos as coisas vão mudando.
Quanto ao canal de drenagem da avenida Anchieta é uma obra estrutural e fundamental para praticamente toda a cidade. Assim que estiver concluído, o canal receberá todas as águas fluviais (chuva) do Centro ao Indaiá.

Segundo Julião muitos tubos vem sendo enterrados ao longo da cidade, e aí, após a drenagem feita, as ruas poderão receber bloquetes ou pavimento asfáltico.

É básico, é obvio... mas nunca havia sido feito. Bertioga é praticamente uma cidade sem bueiros.

E aí que vem a preocupação que beira o terrorismo eleitoral: será que o próximo prefeito ou prefeita vai continuar e concluir a obra (canal de 14KM)?

O próprio prefeito atual não continuou várias do anterior.
O próprio dinheiro da obra da Anchieta já estava parado há quase 9 anos e foi mudado de função simplesmente por vontade política.

O dinheiro originalmente resolveria toda a drenagem e pavimentação do centro de Bertioga (Do Forte a 19 de Maio até a Rio Santos) em um concurso de projetos do Ministério das cidades vencido por Bertioga em 2003.
Ah... e a mudança da grana não passou pela Câmara.

Em minha opinião, os candidatos deveriam se manifestar (garantir) quanto a continuidade das obras em suas gestões em caso de vitória na urna.

Aí Bertioga poderia virar capital da Pesca, capital do ecoturismo, capital da preservação, capital da água (nascentes), das aves, dos parques, do mergulho, etc....

... e não capital da Obra Parada ou da obra enroscada!

Jornalista Sérgio Magri da PMB, grande parceiro!!!

Doação de leite de peito

Dr. Pedro Gaido e Elisabete Zanata
Se você está amamentando, na terça (7), você poderá doar “leite de peito” e ajudar recém nascidos que precisam do seu leite.

Crianças órfãs, abandonadas, internadas no hospital ou filhos de mães que, por algum motivo físico ou psicológico, não tem leite.

A coleta acontece das 8h às 12h e das 14h às 17h, na maternidade do Hospital Bertioga. Todas as mães que estiverem amamentando podem participar. O leite coletado será armazenado em recipientes esterilizados e doado ao Banco de Leite Humano do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. O local é quem fornece o alimento para o Hospital de Bertioga.

A iniciativa encerra com chave de ouro a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Bertioga.

Tive a honra e a alegria de receber, na Praia FM e na TV Costa Norte, profissionais da Secretária de Saúde de Bertioga e da Fundação do ABC que administra nosso hospital.

Na TV, o pediatra Pedro Gaido e a enfermeira Elisabete Zanata (supervisora da maternidade) elencaram as várias vantagens para os bebês e mães da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.

Bebê que mama só no peito até os seis meses, dificilmente fica doente, desnutrido, além do importante aspecto emocional do contato direto com o afeto e coração da mãe (som que ele conhece bem).

É claro que as vacinas também tem o seu protagonismo e devem ser obedecidas rigorosamente, é de graça e não tem desculpa pra não leva-los.

enfermeira Nalva

Outro aspecto debatido no Café da Manhã da TV Costa Norte foram os empresários filhos de chocadeira, que dificultam a amamentação das funcionárias... desta forma, entre as iniciativas da Semana é orientar a nutriz (nome dado a mulher que amamenta) quanto aos seus direitos trabalhistas, prazo de licenças, 1 hora por dia para amamentar, creche, etc...

No Praia Sustentável Saúde recebi a super e querida pediatra Dra. Irenesbete e a enfermeira Nalva que ressaltou a importância de qualificar e aprimorar sempre, os profissionais de saúde quanto ao aleitamento materno.

As enfermeiras dão a primeira aula para as mães, logo que chegam com o bebê no quarto.
Bom galera, é isso, se deixar fico escrevendo sobre aleitamento até amanhã já que estou com uma nutriz em casa.... rs


Se você quiser ler mais sobre a Semana do aleitamento em Bertioga segue o link da reportagem do Jornal Costa Norte

E viva o tetão sagrado... rs

http://www.costanorte.com.br/blog/editorias/cidades/bertioga/hospital-municipal-de-bertioga-promove-atividades-na-semana-mundial-do-aleitamento-materno-2012

  
Dra. Irenesbete, Camila Martinez, Morales e enfermeira Nalva





sábado, 4 de agosto de 2012

Infelizmente, as invasões continuam...

Meu camarada Plínio Aguiar, diretor da Defesa Civil de Bertioga participou do programa Praia FM em Debate para fazer um balanço da atuação da recém criada Defesa Civil de Bertioga.

Muitas estatísticas chamaram a atenção dos ouvintes, entre elas, a queda de raios em Bertioga.

Somos um dos municípios com maior incidência de queda de raios.

Só no primeiro semestre a D.C. atendeu a 6 ocorrências.

Outro chamado que bombou foram as quedas de árvores, 36 desde o começo do ano.

Quando o assunto foi “população ribeirinhas” e remoção de “barracos” o Plínio não afinou:

“As invasões de terra NUNCA pararam em Bertioga".

O tema “invasão de terra” em Bertioga é recorrente nos programas da rádio que eu apresento.

Eu tomo muito cuidado para falar deste assunto pra não parecer que quem mora em bairros sem regularização fundiária não presta.

Até porque se for assim, quase ninguém preta em Bertioga já que PLHIS (Plano Local de habitação Social) apontou 29 mil bertioguenses vivendo nesta situação.

Já temos 18 favelas!

Há mais de 10 anos a gente ouve falar de monitoramento fotográfico, congelamento, blá, blá, blá...
A verdade é que as invasões tem endosso político eleitoreiro.

O que quase ninguém fala é que as pessoas compraram seus terrenos e casas, tudo bem que sabiam que estava irregular, porém, receberam a promessa de tradicionais figurões da política que ia dar tudo certo no final.

Ledo engano e estas famílias estão há anos sem conseguir dormir direito já que investiram o trabalho de uma vida na construção e manutenção das suas casas.

Vila Tupi, Ana Paula, Sítio São João e parte da Chácara Vista Linda já tem “reintegrações de posse” (remoção da turma) em andamento.

Cadê a justiça pra por atrás das grades estes “corretores, advogados e políticos pais do povo” que venderam os terrenos e as casas para estas pessoas???

Enquanto ninguém congela esta bagaça de fato, o custo social de Bertioga vai aumentando e a cidade cresce cada vez mais desigual com a riqueza e a miséria separados pela Rio Santos.

E brecar as invasões? Não! Vamos empurrando com a barriga!

 
Parabéns ao Plínio (Aguiar) e aos amigos
da Defesa Civil de Bertioga
 pela galhardia. Se você precisar
do trabalho deles chame 199

Convocação da SELESIM Bertioga que enfrentará o Palmeiras


Sérgio Pastore (Dir. Esportes PMB) e
 Morales no Café da Manhã da TV Costa Norte

Após dois movimentos pró-emancipação, um em 1958 e outro em 1979, Bertioga conquistou sua autonomia. 

No dia 19 de maio de 1991, a maioria da população votou SIM.

Na época, os boleiros da cidade inventaram a SELESIM (seleção do SIM).

Mais de vinte anos depois, a esquadra bertioguense voltou aos gramados em amistosos contra os veteranos do Santos F.C. e do S.C. Corinthias Paulista.

Perdemos os dois jogos... RS

Mas não tem nada, explicou o diretor de Esportes de Bertioga, meu amigo Sérgio Pastore: “... o jogo não vale campeonato, vale a reunião dos amigos e a oportunidade de conviver com os ídolos do passado...”


Foto: Renata de Brito PMB

Nossa SELESIM terá um novo desafio no próximo dia 19 no Campo do SESC Bertioga, desta vez contra os veteranos da S.E. Palmeiras.

O jogo acontece as 10h com uma preliminar às 8h, entre as equipes da Prainha Branca (Três de Maio) e o E.C. Rio da Praia.

A entrada é livre.

O jogo treino da equipe será realizado no dia 11, às 15h, no campo do Grêmio, com uma partida entre o Selesim e um combinado local.

Foto: Renata de Brito PMB
Aliás, o Sérgio (Pastore) fez questão de reforçar no Café da Manhã da TV Costa Norte o protagonismo do SESC Bertioga na realização do evento.

Mais uma vez a comunidade bertioguense agradece ao SESC que faz tanto por nossa Bertioga.

Voltando ao jogo, nossa SELESIM está invicta, não marcou nenhum gol... RS

Vamos colocar o pé na forma meu povo.

CONVOCAÇÃO:

A Comissão Técnica dos Jogos, formada por Lauro e Osvaldinho, já convocou os seguintes jogadores para a Selesim que enfrentará o Palmeiras:

Bertioga FC (Sapinho, Pedrinho, Sílvio Machado)
Balneário Mogiano (Ivanildo, Márcio Mineiro, Oziel)
Rio da Praia (Régis, Sapocó, Zé Dantas, Edu)
São Rafael (Raí)
Grêmio (Jairo Magrão e José Augusto)
União (Santos e Márcio Calcinha)
Indaiá F.C. (Magali e Oscar)
Boa Esperança (Zé Pezão, João Baiano e Sandoval)
Itatinga (Osvaldo Guarujá)


VAI BERTIOGA!!!!!!!!!!!!!!!!!!


SELESIM Bertioga contra os veteranos do Santos F.C. - foto Marcos Pertinhes PMB


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Receita de café da manhã com SUSTANÇA

O problema (na minha opinião) das receitas magras é que depois de duas horas eu sinto fome, e aí, você está no meio da tarde (trabalhando) e vai acabar comendo um monte de porcaria.

Outra coisa, ninguém aguenta comer alface, tomate, cebola, todo dia. Enjoa.

Pra quem come fora de casa é pior ainda. Tem cara que põe um vinagre de R$ 1,00 pro cliente.

Dá vontade de levar os temperos de casa.

A nutricionista Camila Martinez, minha companheira de Praia Sustentável Saúde (toda quarta), ensinou e debateu algumas receitas com ouvintes.

Você pode ir trocando os componentes, desde que seja da mesma prateleira.

Folha por folha. Fruta por fruta. Legume por legume...

Hoje vou começar com o café da manhã. Muita gente não come nada de manhã.

E café e um pão. Na maioria só o café.

A solução, é um café da manhã com um suco com sustança

SUCO DE ENERGIA (DETOX)
2 folhas de couve manteiga
4 laranjas
1 maça
1 cenoura


Liquidificador nos bichos e coa.


Uma dica. Arrume uma peneira grande se não você desiste.

R$ 5 mango nas melhores casas.

Pra quem não consegue comer de manhã, um suco com sustança pode ser a solução.

Se você quiser falar com a Camila (nutricionista) o email dela é martinutri@hotmail.com

Ela também está no meu face.

Abçs e até a próxima.