quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sábado (28) tem saída do Clube dos Observadores de Aves

Na última terça (25) o biólogo e educador ambiental Marcelo Bokerman falou sobre o Clube de Observadores de Aves de Bertioga, do incremento do turismo que a atividade pode trazer para a cidade e da eleição da ave símbolo de Bertioga.

Só pra se ter uma ideia do potencial da nossa cidade, esta sendo criado pelo Governo do estado um circuito chamado “700 aves” que inclui algumas cidades da região de Mogi e as cidades do Litoral Norte. Bertioga, sem uma lista oficial, já tem mais de 400 aves.

O Bokerman que é a segunda geração de ornitólogos da família, e manja absurdo, disse nunca ter ouvido falar de uma cidade que tenha mais espécies de aves do que Bertioga no Estado de São Paulo.
Fora isso, temos o potencial de montar dezenas de roteiros de observação (trilhas) como margens de  rios, trilhas nas matas e até mesmo de barco nos costões rochosos e ilhas oceânicas.

O turismo de observação de aves é, mal comparando, um game.

Os observadores vão a campo de binóculos e máquinas fotográficas com uma lista de aves e vão ticando a medida que as observam. Tipo um jogo.

Fora o aspecto econômico, os clubes contribuem para o levantamento de espécies e a preservação dos locais visitados.

Bertioga, a 1h30 do aeroporto de SP, poderia estar no centro desta atividade em SP. Só o estado da Flórida (EUA) movimenta mais de U$ 400 milhões por ano com observação de aves.

Se você ficou curioso e gostaria de participar, no próximo sábado vai acontecer uma saída de campo do Clube dos Observadores de Aves de Bertioga, concentração as 5h manhã (passarinho acorda cedo... rs) na porta do SESC. O passeio é de graça porém deve ser reservado até quinta (26) no Centro de Educação Ambiental no Tel. 33197700.

O rolê será no Caiubura. Imperdível!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário