segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Milagre da Polinização

Abelha Jataí -
guilhermehevaristo@blogspot.com
Se eu tivesse entre 8 e 11 anos, eu ia.

Se o Xico também tivesse, eu mandava lá.

De 23 a 28 de Julho, acontece o curso de férias que a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Bertioga promove todo ano. Este ano, brindando o novo viveiro de mudas, será oferecido as crianças, um workshop sobre a polinização das matas pelas abelhas, que segundo minha amiga Maria de Carvalho (Engenheira Florestal), pode chegar a 70% da Mata toda.

Uma das atividades do Viveiro de Mudas será promover a melinicultura (diferente da apicultura) produção de mel através de espécies nativas. Um litro deste mel pode chegar a R$ 80 contra R$ 15,00 do E não são as abelhas africanizadas, agressivas, e que são um praga biológica na mata, ocupando os ocos das árvores onde macacos, papagaios e outros bichos gostam de fazer ninho e picando os animais. Falamos das abelhas nativas, brasileiras, que não tem ferrão e são dóceis.

Fiquei fascinado com a história do cultivo de abelhas, segundo a Maria, é muito fácil, basta oferecer flores.. a caixa é pequena e não dá muito trabalho. Claro que tem que ter conhecimento, e a proposta é oferecer estes cursos de capacitação para quem tiver interesse.

Voltando a criançada a programação será assim (com as minhas palavras): Anatomia das plantas, órgãos reprodutores das plantas para que a gurizada entenda como é o processo de polinização, tudo sobre abelhas, visita ao Jardim Botânico de São Paulo (Os monitores são os próprios técnicos da secretaria. Pode mandar a criançada tranquilo. Filme e claro, comer e experimentar vários tipos de mel.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas diretamente na Secretaria de Meio Ambiente, no Paço Municipal (Rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Vila Itapanhaú) onde na ocasião será informada a programação completa com horários e locais de realização de cada atividade. Mais informações pelo telefone (13) 3319-8034 (Mylene) ou (13) 3317-6902 (Maria).

São só 45 vagas.


Quem dorme não pega peixe

Jornalista Maria Isabel,
 Cristina Gonçalves, Maria Carvalho
no Praia sustentavel da última quinta (9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário