O diretor de Turismo de Bertioga, Rodrigo Guerreiro,
participou do Praia FM em debate da última sexta (6) e detalhou as ações da secretária
no fomento ao Turismo Náutico como o Curso de Arrais, recuperação e ampliação
no número de poitas no Canal de Bertioga, adequação do flutuante no píer de
pesca além da participação recente na Feira Regional de Pesca levando material
e folhetaria.
No ano passado tive a oportunidade de fazer uma reportagem
no Anhembi (SP) pela TV Costa Norte na Adventure Sports Fair, maior feira de
turismo ecológico e esportes de aventura do Brasil e em conversa com
expositores de todo o mundo, eles, não se conformavam com o nosso amadorismo e
a falta de políticas públicas mais intensas na pesca esportiva.
Na feira, onde eu olhava, via nos outros estandes, atrações
que existem em Bertioga (tirando a neve) em forma de produtos, com embalagem,
conteúdo e organização.
Como consolo, mesmo nos estandes gringos que visitei
(Argentina, Peru, Colombia, Bolívia, Chile), em conversa com os técnicos, eles
admitiam que a receita do turismo ainda é tímida para o potencial oferecido.
Ainda não existe uma cultura clara de ganhar dinheiro e gerar
renda com turismo com exceção ao nordeste brasileiro e algumas cidades como
Brotas (SP) e Bonito (MS).
O povão ainda não vê o turismo com deve ser visto: “A
indústria do futuro”.
Voltando a nossa pesca, mesmo com políticas públicas tímidas
(históricas, desde Hans Standen) a pesca esportiva é, talvez, depois da praia e
do sol, a atividade que mais gera visitantes para Bertioga.
Segundo dados da secretária, mais de 3 mil pessoas por final
de semana.
Pega o carro e dá um pulo as 5h da manhã no píer pra
conferir o movimento.
Temos peixe (cascalho de Bertioga), temos ótimos barcos e
barqueiros (muitos precisam de upgrade), temos uma comunidade pesqueira
tradicional, pousadas (adequadas para este tipo de cliente que não busca luxo)
e estamos a cerca de 1h30 da capital, maior exportador de turistas para o
Brasil, ou seja, temos os clientes mais endinheirados e que mais gostam de
pescar aqui do lado.
Tivemos avanços, como as atividades realizadas pelos amigos
da diretoria de assuntos Náuticos (Prof. Augusto e Rodrigo do Espírito Santo) citadas,
mas, quando a pesca esportiva for o slogan de Bertioga tipo “Bertioga capital
da pesca” (como falavam os amigos da Nautmar nos anos 80) ou algo assim, com investimentos pesados de formação profissional,
infra de pesca (banheiro para os visitantes, etc.) e mídia, vamos bombar de gerar
emprego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário