quinta-feira, 12 de julho de 2012

Bertioga Capital da Pesca

O diretor de Turismo de Bertioga, Rodrigo Guerreiro, participou do Praia FM em debate da última sexta (6) e detalhou as ações da secretária no fomento ao Turismo Náutico como o Curso de Arrais, recuperação e ampliação no número de poitas no Canal de Bertioga, adequação do flutuante no píer de pesca além da participação recente na Feira Regional de Pesca levando material e folhetaria.

No ano passado tive a oportunidade de fazer uma reportagem no Anhembi (SP) pela TV Costa Norte na Adventure Sports Fair, maior feira de turismo ecológico e esportes de aventura do Brasil e em conversa com expositores de todo o mundo, eles, não se conformavam com o nosso amadorismo e a falta de políticas públicas mais intensas na pesca esportiva.

Na feira, onde eu olhava, via nos outros estandes, atrações que existem em Bertioga (tirando a neve) em forma de produtos, com embalagem, conteúdo e organização.

Como consolo, mesmo nos estandes gringos que visitei (Argentina, Peru, Colombia, Bolívia, Chile), em conversa com os técnicos, eles admitiam que a receita do turismo ainda é tímida para o potencial oferecido.

Ainda não existe uma cultura clara de ganhar dinheiro e gerar renda com turismo com exceção ao nordeste brasileiro e algumas cidades como Brotas (SP) e Bonito (MS).

O povão ainda não vê o turismo com deve ser visto: “A indústria do futuro”.

Voltando a nossa pesca, mesmo com políticas públicas tímidas (históricas, desde Hans Standen) a pesca esportiva é, talvez, depois da praia e do sol, a atividade que mais gera visitantes para Bertioga.

Segundo dados da secretária, mais de 3 mil pessoas por final de semana.

Pega o carro e dá um pulo as 5h da manhã no píer pra conferir o movimento.

Temos peixe (cascalho de Bertioga), temos ótimos barcos e barqueiros (muitos precisam de upgrade), temos uma comunidade pesqueira tradicional, pousadas (adequadas para este tipo de cliente que não busca luxo) e estamos a cerca de 1h30 da capital, maior exportador de turistas para o Brasil, ou seja, temos os clientes mais endinheirados e que mais gostam de pescar aqui do lado.

Tivemos avanços, como as atividades realizadas pelos amigos da diretoria de assuntos Náuticos (Prof. Augusto e Rodrigo do Espírito Santo) citadas, mas, quando a pesca esportiva for o slogan de Bertioga tipo “Bertioga capital da pesca” (como falavam os amigos da Nautmar nos anos 80) ou algo assim, com investimentos pesados de formação profissional, infra de pesca (banheiro para os visitantes, etc.) e mídia, vamos bombar de gerar emprego.

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