domingo, 8 de julho de 2012

Coordenadores URGENTE


 
Na última quinta (5) recebi minha amiga Fátima Dias Barreto, diretora da Escola municipal Rio da Granja (Mangue Seco) e fizemos um ótimo debate sobre a educação de Bertioga e do Brasil com a presença do povo da OSCIP Boracéia Viva, os queridos Ermínio Aguiar e Ubirajara Gonçalves.

Em pouco mais de um ano de programa levei ao estúdio 6 diretores e vários professores para debater nossa educação, cobrar dos pais e responsáveis via rádio o protagonismo que a família tem no resultado da educação, e claro, descer o bambu nos desmandos, sacanagens e discurso vazio dos políticos de todas as esferas de poder que torram o orçamento, pagam mal os professores e tem um resultado pífio.

Existe um hiato na qualidade do ensino. Isto porque, já se gastou milhões, repito, milhões em cursos de capacitação de professores e este conhecimento não se refletiu em sala de aula.

Na opinião da Fátima (que não é candidata a nada, muito pelo contrário) o ponto nevrálgico é a falta de coordenadores de ensino nas escolas da cidade. Na última reportagem que eu fiz (há cerca de dois anos) eram três para mais de vinte unidades de ensino.

Nos colégios particulares existe um coordenador de ensino para cada faixa etária, e dependendo do tamanho do colégio, tem mais de um.

Não entendeu?

O coordenador é o maestro da orquestra, é o profissional dedicado a pedagogicamente, levar todos os professores na mesma direção pedagógica.

Isto acontece porque a pedagogia não é uma ciência exata e os educadores tem pontos de vista, abordagens e visões diferentes uns dos outros.

Por exemplo, mais da metade dos educadores que eu conheço acham que apostila deixa o aluno burro. É!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Você que compra colégio só pela apostila: se liga!

A apostila é um recorte do conhecimento. O aluno já estuda o resumo.

O que a maioria dos bons colégios particulares fazem é usar a apostila para substituir os CADERNOS e não os LIVROS, que trazem o conteúdo completo e que continuam nas mochilas ou armários escolares.
Voltando ao coordenador, ele se debruça exclusivamente sobre a parte pedagógica, enquanto a diretora, que também participa pedagogicamente, administra a escola como um todo. Da torneira, dos funcionários, de tudo. Ser diretor de escola é o mesmo que gerenciar uma empresa com 50 funcionários e 300, 600, 3000 vidas e futuros.

O coordenador faz com que os milhões gastos em capacitação virem uma partitura que deverá ser tocada por todos... Aí, até cabe até uma interpretação, uma pegada pessoal... mas a música é uma só.
Juliana Matos e Fátima Barreto... VAI CORINTHIAS...rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário