Quanto às zoonoses (doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos) foram várias pautas como escorpiões, pombos, mas os ratos bombaram no telefone da rádio.
Alguns ouvintes ligaram para denunciar terrenos que se transformaram em colônia de ratos. Algo comum em Bertioga. Infelizmente, somos protagonistas na existência dos ratos pois fornecemos alimento (lixeiras sem tampas, ração dos animais) e abrigo (terrenos com entulho e lixo).
A equipe vai lá, desratiza, mas é um paliativo. Pra acabar tem que resolver o lixo, entulho e terrenos sujos.
Outro alerta dado pela Malú é que a população não manuseie ou utilize venenos para ratos. Eles são um perigo. O rato pode passear na sua fruteira sujo de racumim.
A desratização deve ser feita por profissionais especializados.
Segundo a Malu o bairro com mais problemas de população de ratos é a Chácara Vista Linda. Uma força tarefa está sendo preparada para o bairro.
Quanto a posse responsável dos animais, o principal tema foi a população de cães e gatos de rua, abundantes em alguns bairros de Bertioga.
A médica veterinária Maria Luiza Mazzucatto Chefe da seção de Zoonozes de Bertioga |
É bicho preso na coleira o dia e a noite inteira, sujo, cheio de mosca, com fome... ou então a galera do REGIME SEMI ABERTO, que abre o portão e deixam os bichos zanzando pela cidade, pegando doenças e fazendo crias indesejadas.
Antes de adotar um cão, pense 10 mil vezes.
O bicho late, caga, precisa de ração boa, veterinário, passear, banho, carinho, ser educado, paciência, etc...
Cara, um dog tem sentimentos, personalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário