quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Quando o mau humor é doença

rir é o melhor remédio, respira fundo que tudo passa, pedala que o mundo anda, relax baby.... rs

Tem gente que NUNCA ri, nem das coisas e nem de si mesmo.

Só enaltece o lado ruim de tudo. Reclama até se ganhar na loteria.

É claro que cada um é de um jeito, tem um temperamento, mas é preciso ter atenção pois ser mau humorado todo dia, todo o tempo,  faz mal pra saúde e pra vida social do distímico, pessoa doente de DISTMIA ou mau humor crônico.

Na última quarta o médico Dr. Jurandyr e a nutricionista Camila Martinez deram dicas de diagnóstico, prevenção e até mesmo alimentos e dietas que beneficiem o bom humor.

A agressividade, depressão profunda e até doenças psicossomáticas (fundo emocional) estão na conta dos mau humorados crônicos.

Uma dicas dada pelos especialistas foi a de acordar mais cedo para ter tempo de tomar um cafér da manhã calmo e balanceado, se arrumar com calma e não chegar atrasado.

Eles tem razão, começar um dia na aventura (pé esquerdo) as vezes estraga o resto do dia.

Fazer aula de música, pintura, estudar algo que você não conhece e realizar exercícios físicos com regularidade contribuem para a melhora.

A alimentação tem relação direta com o humor. E não se trata de comer certo ou errado. É vc comer alimentação balanceada que contenha todas as vitaminas e substâncias que o organismo precisa e uma dieta adequada a atividade que será realizada pelo corpo.

A Camila destacou o selênio, mineral presente principalmente nos grãos.

Sabe-se que indivíduos que sofrem de carência de selênio são mais irritados, ansiosos e depressivos, e a suplementação normaliza o humor.

Alimentos ricos em selênio são as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), atum, semente de girassol, cereais integrais entre outros.

Problema tem todo dia, o tempo todo. Quando resolve um vem outro.

O desafio é conseguir ser feliz e bem humorado APESAR dos problemas.

Se tem alguém em casa que parece que chupa limão todo dia procure ajuda.

Abçs

P.S. - A Camila ensinou a fazer o leite de castanha rico em selênio.

Escreva um email pra ela que ela te ensina: martinutri@hotmail.com

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário