sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Você já contou uma história para uma criança?

Os olhos vidrados e a imaginação longe, sem recusar nenhuma fantasia. 
 
Tirar a vovó da barriga do lobo.
 
Morder uma maçã encantada.
 
Um menino de madeira que queria ter um coração.

Trocar a única vaca da família por feijões mágicos.


A Helena (Grupo Vivência) faz isso uma vez por semana voluntariamente no nosso hospital e contou pros ouvintes da Praia FM a magia de voluntariar.
“Recebemos muito mais do que damos”
E ela tem experiência com infância, é orientadora pedagógica aposentada.
Trabalhou em colégios grandes da rede pública em Santos.
As crianças (pacientes) adoram a Helena e as histórias que ela conta.
A do João e o pé de feijão está em cartaz... rs
Contar histórias aumenta o vínculo entre pais e filhos, trabalha pedagogicamente várias questões comportamentais e sociais apropriadas a fase na vida(idade) e principalmente estimula a imaginação, leitura, interpretação, raciocínio, etc.
Helena ao vivo e meu querido Bira
 (Ubirajara Boracéia Viva) contava pro
Joaquim (7 anos). Agora que aprendeu
a ler, é o Joaquim que conta
história pro Bira... rs


O Ermínio (Boracéia Viva) foi no fundo do Baú, quando o pai o deixava na creche, na época do preto e branco, e a criançada sentava em volta de um vitrolão para ouvir histórias.
 Helena, tenho certeza que a sua entrevista provocou outros resgates de memória pra todo mundo que ouviu.
Fiquei encantado.
Abçs pra todo mundo do Grupo Vivência, sou fã!
Abçs
 
 

Pacifico Junior, Lúcia (Cons. Mulher), Helena (Vivência), Ermínio e Ubirajara (Boracéia Viva)


Creche Recanto Infantil na campanha Destinação Criança



Toda quinta, entidades cadastradas no CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), tem participado do programa Praia FM em Debate (12hs), para contar aos ouvintes do trabalho realizado e as demandas de cada entidade que podem ser resolvidas, pelo menos em parte, através da campanha Destinação Criança, onde empresários e pessoas físicas destinam parte do seu imposto de renda para as entidades da cidade.

Não se trata de pagar mais imposto, e sim, de destinar uma parte dele para projetos pedagógicos das 12 entidades cadastradas no CMDCA.
Professora Fabrícia (esq) e a Diretora Michele da creche Recanto Infantil

Na última quinta tive a honra de entrevistar a Michele (diretora) e a Fabrícia (professora) da Creche Recanto Infantil, que atende 45 crianças carentes no Jardim Albatroz II.

A criançada (1 a 4 anos) entra as 7:30 e sai as 17:00. Refeições, atividades pedagógicas, lúdicas, higiene (são bebes) e tudo mais, bancado pela sociedade civil organizada, empresários e doadores.

Apesar da generosidade destes atores, o dinheiro é insuficiente, faltam funcionários e os que estão lá ganham pouco (em relação ao mercado de trabalho) e o prédio precisa de reforma e adequações urgentes, para atender melhor o contingente que está lá e ampliar o atendimento para 60 crianças.

Fiquei muito emocionado com a dedicação das educadoras e da paixão de todos os envolvidos no trabalho da agora “associação” Recanto Infantil.

Quer ajudar? Cadastre-se no site www.destinacaocrianca.org.br e destine parte do seu imposto de renda para o Recanto Infantil e outras entidades cadastradas no CMDCA.

Ah... atenção construtoras e empreiteiros de Bertioga, lojas de material de construção, deem uma força para a creche realizar as reformas pois em dia de chuva, pais e educadores estão andando com água na canela para deixar ou buscar a criançada.

Abçs para a Fabricia (que estava super nervosa no começo da entrevista e depois se soltou... rs), pra diretora Michele e todos os colaboradores, doadores e mantenedores da creche.

Abçs

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Movimento Voto Consciente ao vivo toda sexta na Praia FM 106,1


Toda sexta, 7h, o MVC de Bertioga bota pra quebrar, ao vivo na Praia FM, há quase dois anos na programação do Praia Sustentável Direito & Cidadania.

Sem tabus ou perseguições partidirescas, colocando o dedo na ferida do político mas, sobretudo, do eleitor corrupto que é o pai e a mãe do político ladrão.


Eliane Barbirato (MVC Bertioga)  e o advogado
Rodrigo Campos  debateram a nova lei da
Ficha Limpa Municipal.

Além de eleições, debatemos sobre reforma política, participação popular, transparência e vai embora... uma delicia pra quem gosta do tema.

É importante salientar que ninguém é "senhor" ou "senhora" da razão, desta forma, por vezes discordamos com educação e respeito pela opinião contrária. Debate democrático!



Além do MVC, o professor de direito e advogado Rodrigo Campos também apresenta um conteúdo semanal sobre direitos e obrigações trabalhistas e aposentadoria (previdência).

Então é isso, feito o convite, toda sexta 7h, nas melhor onda do litoral 106,1

Pra quem não é de Bertioga e vizinhança dá pra ouvir pela net no
www.praiafm.com.br

 

Abçs



Meu amigo e companheiro de rádio Pacífico Júnior é ouvinte assíduo dos debates.
Na foto ele está mostrando a sua multa de estimação... rs

Quando o mau humor é doença

rir é o melhor remédio, respira fundo que tudo passa, pedala que o mundo anda, relax baby.... rs

Tem gente que NUNCA ri, nem das coisas e nem de si mesmo.

Só enaltece o lado ruim de tudo. Reclama até se ganhar na loteria.

É claro que cada um é de um jeito, tem um temperamento, mas é preciso ter atenção pois ser mau humorado todo dia, todo o tempo,  faz mal pra saúde e pra vida social do distímico, pessoa doente de DISTMIA ou mau humor crônico.

Na última quarta o médico Dr. Jurandyr e a nutricionista Camila Martinez deram dicas de diagnóstico, prevenção e até mesmo alimentos e dietas que beneficiem o bom humor.

A agressividade, depressão profunda e até doenças psicossomáticas (fundo emocional) estão na conta dos mau humorados crônicos.

Uma dicas dada pelos especialistas foi a de acordar mais cedo para ter tempo de tomar um cafér da manhã calmo e balanceado, se arrumar com calma e não chegar atrasado.

Eles tem razão, começar um dia na aventura (pé esquerdo) as vezes estraga o resto do dia.

Fazer aula de música, pintura, estudar algo que você não conhece e realizar exercícios físicos com regularidade contribuem para a melhora.

A alimentação tem relação direta com o humor. E não se trata de comer certo ou errado. É vc comer alimentação balanceada que contenha todas as vitaminas e substâncias que o organismo precisa e uma dieta adequada a atividade que será realizada pelo corpo.

A Camila destacou o selênio, mineral presente principalmente nos grãos.

Sabe-se que indivíduos que sofrem de carência de selênio são mais irritados, ansiosos e depressivos, e a suplementação normaliza o humor.

Alimentos ricos em selênio são as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), atum, semente de girassol, cereais integrais entre outros.

Problema tem todo dia, o tempo todo. Quando resolve um vem outro.

O desafio é conseguir ser feliz e bem humorado APESAR dos problemas.

Se tem alguém em casa que parece que chupa limão todo dia procure ajuda.

Abçs

P.S. - A Camila ensinou a fazer o leite de castanha rico em selênio.

Escreva um email pra ela que ela te ensina: martinutri@hotmail.com

 
 

PERB vai se transformar na maior favela da Baixada Santista

 
É sempre uma alegria e uma satisfação entrevistar o Plínio Aguiar, Diretor da Defesa Civil de Bertioga no programa Café da Manhã da TV Costa Norte.

O difícil é não navegar nas polêmicas já que o Plínio não foge de assunto e o meu predileto com ele são a venda de terrenos e até mesmo casas em áreas irregulares.

Um negócio lucrativo e político em Bertioga. E pq o Plínio?
É que ele com sua turma da Defesa Civil e os meus amigos do DOA é quem tem que lidar com as invasões que os “corretores políticos” produzem.

Explico: quem tem que tirar mãe com criança de colo de dentro de barraco, na chuva, em terreno da Prefeitura, Estado ou particular são eles.

E tem operação (prefeitura, polícia) de reintegração de posse praticamente toda semana em Bertioga. As vezes mais de uma por semana.

E elas (invasões) nunca pararam.

Pra piorar o dinheiro e a estrutura do PERB não veio.

O Governo do Estado “tomou” mais de 80% do nosso território e não colocou se quer um guarda parque. Uma pessoa pra tomar conta.

Sabe o que vai acontecer?

Vai virar mais e mais favelas (já temos 18)

Abçs

Operação Verão no bolso alheio


É ótima notícia o reforço de policiamento, bombeiros, etc... proporcionalmente ao nosso “reforço” de população no verão.

Neste verão teremos possivelmente o maior contigente de segurança da história de Bertioga. Só de PMS pulamos de aproximadamente 90 para 270.

Porém, o elogio e o agradecimento a quem devemos fazer é a Prefeitura e não o Governo do Estado que é quem comanda a segurança em SP.

Isto pois, vamos bancar mais de meio milhão de Reais pra esta turma ficar até o carnaval tomando conta da gente.

É irritante né!

Bom, fique com a boa notícia do reforço na segurança e confira no link do Jornal Costa Norte uma matéria com os números do reforço.

Abçs


link da matéria:

http://www.costanorte.com.br/blog/editorias/cidades/bertioga/prefeitura-de-bertioga-divulga-contingente-da-operacao-verao-20122013

Sábado (15) acontece o 3º Bertioga Fight Night



Sábado, a partir das 19h, tem balada pra quem é fã de lutas e artes marciais.

Vai acontecer o “3º Bertioga Fight Night” valendo cinturões no Muay Thai e Contato livre.

Serão aproximadamente 20 combates com atletas de Bertioga, Baixada, capital, interior de São Paulo e até de outros estados.

A entrada é 1kg de alimento que será doado para o Fundo Social de Solidariedade.

Abraços ao mestre Brum e a toda equipe da Academia da Prefeitura de Bertioga campeã brasileira e paulista.

Ah... se você for já fica avisado: dentro do ringue o pau come doído!

 Os caras “soltam” a perna sem dó.

Fora do ringue é só confraternização, é esporte, inclusive, o professor Brum está precisando de doações para servir um café da manhã  para as equipes que vão dormir em Bertioga. É só procura-lo na academia que fica no paço Municipal!

Sábado estarei lá!

Abçs

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Um altar incendiado pela Glória de Deus

Está rolando um super evento organizado pela igreja Assembléia de Deus Ministério Sul Fluminense cuja matriz e local do evento está sediada no Jd. Ana Paula.
Começou hoje e vai até domingo sempre as 19 horas.
Bandas, coreografias, teatro, música e muitas outras atrações.
Recebi esta semana na rádio o pastor Rogério Teixeira e o irmão Molina (Adelson) da COMADESF (Conjunto de Mocidade da Assembleia de Deus Sul Fluminense) que falaram da programação e convidaram toda a comunidade para participar.
Um abraço especial para todo mundo da Assembleia da Deus de Bertioga em especial aos amigos do Ana Paula.
A paz do senhor!

Dependência Química, toda quarta (12hs) na Praia FM 106,1


Toda quarta, o Pr Ulisses da Igreja Bola de Neve que esta a frente de uma casa de apoio a dependentes químicos gratuita para os internos bancada por empresários de Bertioga, vai dar uma canja no Praia FM em Debate (12h) falando sobre o tema.

Eu combinei com o Ulisses que ele não vai “pregar” na rádio, e sim, falar do dia a dia e das técnicas de recuperação, difícil, mas possível.

Isto porque as drogas não escolhem classe social ou religião.

Nesta quarta, na estreia, o entrosamento foi fácil pois o outro tema era população de rua que tem, infelizmente, tudo a ver com população de rua.

Para que o dependente químico se recuperar ele precisa QUERER. O tratamento não funciona quando é compulsório.

Bom... o Ulisses tem alguns frutos de gente há 2 anos longe do craque.

Ah... o esquema na casa de recuperação é militar. Com disciplina, trabalho, esporte e fé!

Não desista das pessoas que você ama!

Natal iluminado acende dia 14

Silvia Carrijo, ass. social Albergue; Pr Ulisses Bola de Neve e secretário ass. social Dinarte Vasques


A Silvia Carrijo, assistente social da nossa Casa de Passagem, contou para os ouvintes sobre o Natal Iluminado que será “aceso” oficialmente no próximo dia 14 de dezembro, 21 horas no Parque dos Tupiniquins.

Cerca de 20 usuários do albergue, orientados este ano pelo pintor Sandro Justo, estão produzindo enfeites e decoração de natal a partir de materiais reciclados e doados.

O trabalho está ficando muito bonito!

Fiz um programa com o Dinarte e a Silvia na TV e a galera passou a matéria do Natal do ano passado... os moradores de rua choram de se acabar na cerimonia.

É edificante para a alma ver que, apesar de todos os erros e fraquezas, é possível realizar algo belo e tocante.

Maloqueiros, mendigos e andarilhos

Eu gosto quando o Dinarte Vasques (secr. Ass. Social/PMB) vem na rádio porque aí podemos informar os ouvintes da difícil REALIDADE dos profissionais e voluntários envolvidos na lida com a população de rua ou maloqueiros ou mendingos ou andarilhos: homens e mulheres invisíveis, de carne e osso como vc e eu.
Você sabia que kombis e carros de passeio de prefeituras da região de Mogi desovam seus moradores de rua nas madrugadas no cantão do Indaia, Vista Linda até mesmo do lado da balsa já largaram uma turma.
Algumas ainda presenteiam os viajantes com um kit composto por cigarro, barrigudinha e cobertor.
Você sabia, que “eles” não podem ser forçados a entrar na viatura da prefeitura, no albergue... não se pode força-los a nada, seria sequestro, cárcere privado, etc... É a lei. E os moradores de rua conhecem a lei.
Você sabia que é uma raridade encontrar um morador de rua que não seja dependente químico de álcool e crak.
E as famílias deles... não querem nem saber dos caras, já tentaram, sofreram e não acreditam mais neles.
A rua provoca a demência, a pessoa fica meses sem tomar banho, come comida do lixo e assim por diante.
É um assunto provocante... Vc tem pena até um maloqueiro colar na mesa em que vc está comendo no restaurante ou quando te ajuda a estacionar o carro... incomoda!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Destinação Criança: salve um pedaço do seu imposto de renda

O CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) está com a campanha ‘Destinação Criança” a todo vapor.

Parte do dinheiro que vc paga pro Imposto de Renda e que por via de regra some no buraco sem fundo dos orçamentos públicos pode ser “salvo” e ser investido em projetos pedagógicos das entidades cadastradas no CMDCA.

As pessoas físicas que tenham IR a pagar ou a restituir, apurado no modelo completo da Declaração de Renda Anual podem destinar até 6% do valor a ser pago para a campanha.

Já as pessoas jurídicas podem contribuir com até 1% do lucro real, sem sujeição aos limites previstos para outros incentivos fiscais.

Semana passada, no lançamento da campanha, a presidente do CMDCA Sabrina Monteiro de Vivo Faria (Fundação 10 de Agosto) participou do Praia FM em Debate junto com meus amigos da OSCIP Boracéia Viva.


Hoje, tive o prazer de receber no estúdio meu amigo José Martins do CAMPB (Clube do Amigo do Menor Patrulheiro) e o Professor Ubirajara Bezerra Mendonça da Associação Pró-Alcance Sport Bertioga., ambos tiraram dúvidas dos ouvintes sobre o “Destinação Criança”!

São doze entidades formalizadas e cadastradas para receber os recursos.

Então mãos a obra, as regras podem ser conferidas pelo site www.destinacaocrianca.org.br




Professor Ubirajara (Pro-alcançe); Pastor Marcos e irmão Molina da Assembléia de Deus e José Martins (CAMPB)


Abçs

A merenda tá boa

Hoje, no nosso programa dedicado ao terceiro setor (quinta 7h) entrevistamos o presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Luiz Carlos Bispo dos Santos, que relatou que a merenda escolar de Bertioga é de boa qualidade.

Segundo Bispo, ela custa cerca de R$ 3,50 por refeição e os conselheiros, vira e meche, dão uma incerta para averiguar a boia da molecada.

Porém, nem tudo são flores, já que as vistorias precisam ser agendadas, ou seja, a turma da cantina das escolas sabem quando eles vão lá fiscalizar.
 
De vez em quando eu (Alê) recebo denuncias e reclamações da turma da bolacha, principalmente alunos do Estado, o que é importante é que a cidade possui um conselho específico para o tema e, se vc tiver queixas, denúncias ou reclamações é só conferir a agenda do “Conselho da Merenda” na Casa dos conselhos ou, claro, ouvindo nosso programa.

Abraços e agradecimentos ao Ermínio e Bira da Boracéia Viva toda quinta dando o resumo semanal da maioria dos conselhos.

Capacitação do empresariado e efetividade da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa


Hoje entrevistei minha querida amiga Marisa Gomes Negro, presidente da CDL Bertioga, no programa Café da manhã da TV Costa Norte.

Falamos sobre a expectativa do comércio da cidade para as festas de fim de ano, das calçadas da Av. 19 de Maio, dos enfeites de Natal e principalmente da importância da capacitação e da atualização do corpo empresarial da cidade.

É importante que o empresário participe e aproveite as iniciativas do sistema S em nossa cidade. Tem curso de vitrinismo, economia, administração, formalização, engenharia tributária, etc...

Outro tema que rendeu um bom papo foi a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, aprovada a pouco mais de um ano e que ainda não começou pra valer em Bertioga.

Pra quem está por fora, a partir da LGMPE, a Prefeitura “deve” concentrar pelo menos 30% de suas compras em empresas da cidade.

Fomentando empregos, atraindo novas empresas e deixando pelo menos parte do dinheiro dos impostos na economia da cidade e não inteirinho na conta dos tubarões de sempre!

O segundo passo para a lei funcionar e capacitar os empresários para concorrer as licitações.

O problema, é que o texto da lei aprovado exige que a empresa tenha todas as certidões (meia dúzia) antes da disputa.

Na alteração já prometida pelos vereadores, a empresa só gastara tempo e dinheiro com documentação se VENCER a concorrência.

Se vc se interessou por estes e outros assuntos ligados ao comércio e adm de empresas fique ligado na Praia do Empreendedor, toda segunda, 7hs, ao vivo, com a economista Brenda Vasques e muitos outros convidados.

Abçs

Colação de Grau da escola estadual Jardim Vista Linda

Ontem tive a honra de ser o mestre de cerimonia da Colação de Grau da escola estadual Jardim Vista Linda e me comovi com a emoção dos mestres e familiares ao entregar o canudo para a criançada do 9º ano A, B e C e os jovens dos 3º A e B e do EJA.

Coisa antiga né?

Pois é, antiga e boa!

Valorizar esta etapa na vida, partilhar com a família, é um legado que estes mestres e familiares deixarão para os formandos.

Daqui a 40, 50, 60 anos... eles vão se lembrar desta noite.
 
 

Pra galera do 9º: Força na peruca! Tem o colegial (médio) pela frente!

Pra turma dos 3º s: NUNCA parem de estudar.
 

É a única receita infalível para ter sucesso profissional e uma vida mais confortável!

Foi uma noite inesquecível e que guardarei pra sempre na lembrança.

Obrigado a diretora Renata e o Vice Diretor João pelo convite! 
Obrigado a todos os mestres pelo carinho!
Abçs



SESC e o diálogo para a sustentabilidade

Obrigado SESC!

Uma das recentes contribuições foi o ciclo de palestras e debates “Nós e a Cidade. Um diálogo para a sustentabilidade.

Rolaram os debates: Cidades e conservação da natureza, Cidades e cooperativismo/associativismo, Cidades e Envelhecimento, Cidades e Educação Ambiental e Cidades e Turismo Pedagógico.

Durante a programação (OUT/NOV) recebi educadores ambientais do SESC na Rádio Praia FM convidando os ouvintes e levando uma prévia do assunto que seria debatido a noite.

Foi Muito Legal!




Agradecimentos a Guta, Naila, Emerson, Naila, Loba e meu irmão Bokerman... abraços a toda a galera do CEA (Centro de Educação Ambiental).

Perdeu?

Fique ligado na PRAIA FM 106,1 que você não perde mais... rs

Abçs





Doenças Crônicas e o prazer a mesa

 
Gostaria de agradecer a nutricionista Camila Martinez e o médico Dr. Jurandyr pela série concluída de programas sobre doenças crônicas e a qualidade de vida.
Isto porque, quando uma pessoa da família é diagnosticada com diabetes, colesterol alto, pressão alta, acaba alterando o cardápio da casa inteira.
Quem é que faz duas panelas de feijão todo dia?
 
As receitas e as dicas dadas pelos profissionais no programa mostraram, que a partir da INFORMAÇÃO, receitas criativas é possível devolver o prazer a mesa, comer coisas gostosas e contribuir com a saúde da família toda.
Então é isso, existe “cor” e “sabor” na vida, mesmo depois do dignóstico de uma doença crônica.
A internet (sites confiáveis) e conversas com profissionais da saúde podem ajudar muito.
 
Toda quarta (7h) o Praia Sustentável é dedicado a saúde e qualidade de vida.

Abçs
 
 


DENGUE: dedure seu vizinho!!!

 Coordenador Municipal da Dengue, Antônio Sérgio de Jesus,
É claro que NUNCA devemos nos meter na vida dos vizinhos. Cada um cuida da sua vida.

MASSSSSSSSSSS....

Em se tratando de dengue a coisa é diferente.

A Caixa d’água, piscina abandonada, entulho e até mesmo uma tampinha de garrafa d’água do seu VIZINHO podem se transformar em um pernilongo que vem morder a sua mãe ou o seu filho dentro da sua casa.

O criado na casa de um morde a rua inteira.

Em caso de “casa fechada” a coisa fica pior ainda.

A prefeitura de Bertioga tem um telefone chamado DISK DENGUE  (13) 3317-6273, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas.

Então, se tiver criador de mosquito na sua rua não se faça de rogado, ligue.

A principio o vizinho não vai tomar multa ou ser prejudicado, porém, a galera da Secretaria de Saúde vai encher a paciência dele até ele acabar com os criadouros de mosquito.

Não é obrigatório se identificar, ou seja ...

... vc protege sua família e ainda NÂO vira o fofoqueiro da rua.... rs

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Festa de Fim de Ano da APAE será dia 17


Hoje, os professores Thiago e Neusa da APAE falaram sobre o Natal da APAE e convidaram os ouvintes a participar de muitas maneiras diferentes.
Na sede vocês vão encontrar desde cartões de Natal pintados pelos alunos até artesanato, guirlanda e árvores de Natal a partir de materiais reciclados.
Outra novidade é que o próximo carnê do IPTU vai trazer um boleto de contribuição solidaria no valor de R$ 10,00. Tipo a dos bombeiros. Paga se quiser!
A iniciativa, fruto do projeto de lei do vereador Toninho Rodrigues, visa tentar tirar a APAE Bertioga do BURACO FINANCEIRO.
A entidade conta com dividas trabalhistas e de impostos IMPOSSÍVEIS de pagar com a receita normal de arrecadação da entidade. A APAE Bertioga deve mais de R$ 100 mil só de dívidas trabalhistas e impostos.
Parabéns ao vereador e clamamos a nossa comunidade que ajudem a APAE, em nome dos alunos, que avançam rumo a independência e são tratados com verdadeira dedicação pelos colaboradores e voluntários da entidade!
Voltando aos alunos, os professores disseram que foi um ano ótimo e produtivo.
Beleza!!!!!!!!!!!!! Abraço pra galera da APAE!!!!!!!!!!!!!!!!!
A Festa de Natal e encerramento de ano vai acontecer no próximo dia 17 de Dezembro, 16hs no Hotel 27!
Compareçam!

Toda terça, o Técnico de Segurança do trabalho Jairo Giudice dá dicas de prevenção de acidentes no Praia FM em Debate.
Hoje falamos sobre acidentes domésticos com árvores de Natal.
Se liga nos fios, tomadas e gambiarras e... se tiver filho miudo, observe objetos cortantes pendurados na árvore ou os pequenos em escaladas campestres!!!